Distância de Seguimento: É aquela que o condutor deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que possa parar, mesmo em uma emergência, sem colidir com a traseira do outro;

Distância de Reação: É aquela que o veículo percorre desde o momento que o condutor vê a situação de perigo, até o momento que o freio é acionado;

Distância de Frenagem: É aquela que o veículo percorre depois que o condutor aciona o freio até o momento de parada total;

Distância de Parada: É aquela que o veiculo percorre desde o momento que o condutor vê o perigo e decide parar até a parada total do veículo, ficando a uma distância seguro do outro veículo, pedestre ou objeto na via.

Para você saber se está a uma distância seguro dos outros veículos, vai depender do tempo, velocidade, condições da via, dos pneus e do freio do carro, da visibilidade e da sua capacidade de reação.

Para manter um distância segura entre os veículos nas rodovias, observe a estrada à sua frente e escolha um ponto fixo de referência, (nesta imagem utilizamos o poste).

Quando o veículo que está à sua frente passar por este ponto, comece a contar pausadamente: “cinquenta e um, cinquenta e dois. (mais ou menos dois segundos)

Se seu veículo passar pelo ponto de referência após você ter falado as seis palavras, significa que sua distância é segura, em condições normais de trânsito.

Este procedimento ajuda você a manter-se distante o suficiente dos outros veículos em trânsito, possibilitando fazer manobras de emergência ou paradas bruscas necessárias, sem perigo de colisão.

 

Esta contagem só é válida para veículos pequenos e na velocidade de 80 a 90 KM e em condições normais de veículo, tempo e via.